Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel
Sobre Florianópolis | Destino Florianópolis – Roteiros turísticos, hospedagens e muito mais!

Sobre Florianópolis



 

Florianópolis, capital de Santa Catarina, é mundialmente famosa por suas belezas naturais, principalmente suas praias, que tem para todos os gostos e estilos. Mas a cidade é muito mais do que isso…

 

Geografia

A maior parte da cidade (em torno de 97%) está localizada na Ilha de Santa Catarina, e o retante fica na região continental. São cerca de 500 mil habitantes distribuídos em um território de aproximadamente 676 km². A Ilha de Santa Catarina, sozinha, possui uma área de 424,4 km².

 

Como Chegar

Para chegar à Ilha da Magia, há duas formas: por terra, via BR 101 (se você vier de ônibus, a rodoviária fica bem no centro da cidade), ou pelo ar, de avião. Neste caso, você aterrissará no aeroporto internacional Hercílio Luz, que fica localizado a cerca de 11 Km do centro da cidade, e terá como opções de transporte ônibus circular, táxi e, caso prefira, poderá alugar um veículo.

 

Transporte Público

Não há metrô em Florianópolis, portando o transporte público é feito através de linhas de ônibus urbanos interligadas em um sistema de integração (você paga uma passagem e pode, indo até os respectivos terminais de integração de cada linha, trocar de ônibus sem precisar pagar outra passagem).

 

Praias

Usualmente, dizem que a cidade tem 42 praias, e isso chegou a ser usado como uma espécie de slogan da cidade durante um tempo. Porém, um estudo mais apurado catalogou cerca de 100 praias em toda cidade, includindo as da região continental.

 

Desta forma, as praias de Floripa são “organizadas” em 4 “categorias”:

 

Praias do Norte da Ilha

São geralmente as praias de águas mais calmas, sem grandes ondulações e de temperatura agradável. Clique aqui e veja praias dessa região.

 

Praias do Sul da Ilha

São as praias mais “rústicas” da cidade, onde a cultura açoriana predomina. Clique aqui e veja praias dessa região.

 

Praias do Leste da Ilha

No Leste da Ilha estão as praias mais “descoladas”, com natureza exuberante e ótimas ondas. Clique aqui e veja praias dessa região.

 

Praias da região continental

Nesta categoria entram as praias do continente de Floripa, não muito utilizadas para banhos de mar, e praias de cidades vizinhas, como Palhoça e Governador Celso Ramos. Clique aqui e veja praias dessa região.

 

Melhores épocas para visitar

 

Se você está querendo curtir uma praia, a época mais indica é entre os meses de Dezembro e Março. Porém, se você não faz questão de entrar no mar, a cidade possui atrativos durante todo o ano. Clique aqui e saiba mais.

 

Distâncias de Florianópolis para as demais capitais brasileiras

 

– Aracaju: 2892 km

– Belém: 3515 km

– Belo Horizonte: 1280 km

– Boa Vista: 5128 km

– Brasília: 1690 km

– Campo Grande: 1305 km

– Cuiabá: 2008 km

– Curitiba: 304 km

– Fortaleza: 3627 km

– Goiânia: 1515 km

– João Pessoa: 3428 km

– Maceió: 3168 km

– Manaus: 4343 km

– Natal: 3599 km

– Palmas: 2357 km

– Porto Alegre: 454 km

– Porto Velho: 3442 km

– Recife: 3308 km

– Rio Branco: 3976 km

– Rio de Janeiro: 1145 km

– Salvador: 2638 km

– São Luís: 3437 km

– São Paulo: 705 km

– Teresina: 3387 km

– Vitória: 1649 km

 

Algumas curiosidades sobre a cidade:

 

1 – Floripa é a capital brasileira com melhor qualidade de vida;

 

2 – A Ilha de Santa Catarina, onde está situada a maior parte da cidade, é a maior ilha marinha do país. Sua área total é de aproximadamente 424,4 km²;

 

3 – Apesar de Floripa ser conhecida como cidade turística, o turismo não é  setor econômico mais forte da cidade, mas sim o setor de tecnologia;

 

4 – Assim como Vitória no Espírito Santo, Floripa, mesmo sendo capital, não é a cidade mais populosa do estado. Este posto fica com Joinville, no norte de Santa Catarina;

 

5 – O sotaque dos nativos da cidade é bem peculiar, e se você não prestar bastante atenção, é provável que não entenda muita coisa. 🙂