Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel
Jaraguá do Sul se destaca como a cidade mais segura do Brasil | Destino Florianópolis
Booking.com

Jaraguá do Sul se destaca como a cidade mais segura do Brasil

Publicado por Júnior Silva em: 23/04/2018 | Categoria: Notícias

Jaraguá do Sul

Agende seu passeio conosco:



Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

Jaraguá do Sul vem sendo destacada desde o ano passado como a cidade mais segura do Brasil. Na série sobre os desafios da segurança, o Fantástico a citou ontem pelo feito. Do lado oposto, citou Altamira, no Pará, como a mais perigosa. A reportagem é da catarinense Sônia Bridi e de Paulo Zero.

 

Os dados que apontam Jaraguá do Sul com resultados na segurança pública são do Atlas da Violência, com índices de 2015. A marca é surpreendente: Jaraguá teve taxa de 3,7 mortes para o grupo de 100 mil habitantes.

 
Continua depois do anúncio



Só para comparar, Florianópolis teve em 2017 a taxa de 30,7 mortes por grupo de 100 mil habitantes – o número é próximo ao do Rio de Janeiro, de 32,5 mortes por 100 mil habitantes.

 

Escolaridade alta, jovens ocupados desde cedo, infraestrutura boa, participação comunitária, alto número de empregabilidade são alguns dos pontos destacados para os jaraguaenses. O município tem 170,8 mil habitantes.

 

“O diferencial aqui é o envolvimento das pessoas”, diz comandante

Nesta segunda-feira, o DC conversou por telefone com o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul, tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho:

 

Muita repercussão com a reportagem do Fantástico?

Desde o ano passado há reportagens que destacam Jaraguá do Sul como a cidade mais segura do Brasil e esta também já tem muita repercussão. Muitos apoiando e outros nem tanto achando que isso pode ser ruim para cidade, que pode atrair maus elementos. Eu particularmente não acredito nisso e vejo com bons olhos, que vamos atrair mais pessoas de bem.

 

O que o senhor destaca para esse resultado de Jaraguá?

Jaraguá do Sul não é só polícia. Seria petulância apontar só a polícia e sim o Judiciário, Ministério Público, comunidade, entidades de serviços, empresários, imprensa, a prefeitura… Já vi reportagens dizendo que a polícia prende e o Judiciário solta. Aqui não é essa a realidade. Temos um alto número de condenações pelo tribunal do júri, nas audiências de custódia o preso tem certeza que em via de regra ele está preso.

 
Continua depois do anúncio



O senhor trabalha há quantos anos em Jaraguá e o que mais chama a atenção?

Sou de Florianópolis, estou em Jaraguá do Sul há 13 anos. A limpeza chama a atenção. Você não vê sofá, garrafa pet em rios ou bituca de cigarro nas ruas. Temos uma parceria com o município para fiscalizar ambulantes, o trânsito e até 250 presos do regime semiaberto.

 

A comunidade participa da segurança?

As principais ligações que recebemos no 190 são do pessoal ligando para averiguação, atitude suspeita. Eu sempre digo: o diferencial aqui é o envolvimento das pessoas, do coletivo.

 

Texto: www.nsctotal.com.br/



Comentários:

comments