Se você está ainda decidindo se vem ou não passar uns dias em Floripa, saiba que há um detalhe que te ajudará nessa decisão: ao contrário do que muita gente pensa, a água do mar traz inúmeros benefícios à nossa saúde, e como todos nós sabemos, mar é o que não falta na Ilha da Magia. Veja a baixo:O texto a seguir foi retirado do site www.vidaplenaebemestar.com.br
1 – Regula o metabolismo
A água do mar contém minerais como o iodo, que estimula a tireóide, uma glândula que regula o metabolismo. A necessidade de adaptar-se à mudança de temperatura serve para aumentar o ritmo do metabolismo e tem um efeito muito positivo na circulação do sangue.
Veja também: confira as praias de Floripa ideais para levar crianças.
2 – Melhora o sistema imunológico e a circulação sanguínea
O número de glóbulos vermelhos – as células que servem para transportar oxigênio a todos os recantos do organismo – aumentam aproximadamente entre 5 a 20% depois de um banho no mar.
Ainda em maior proporção aumentam a quantidade de glóbulos brancos, que são as células defensivas encarregadas de lutar contra os agentes infecciosos.
Como consequência, o banho de mar é útil para as pessoas com o sistema imunológico debilitado, com anemia ou com níveis altos de açúcar, já que também ajuda a baixar os níveis de açúcar.
A água fresca do mar e a posterior adaptação do corpo produzem uma benéfica massagem sobre o sistema circulatório: primeiro o sangue flui para a pele e logo retorna aos órgãos.
Isto é muito útil para as pessoas com problemas circulatórios nas pernas. Os que sofrem de hipertensão também acabam por ser beneficiados.
3 – Bom para pele
Os sais minerais em parceria com o sol regeneram a pele. Em especial devido ao efeito desinfetante do sol e drenante do mar que ajudam a limpar as impurezas.
Assim, as úlceras na pele, o lúpus, o acne e, sobretudo, a psoríase são algumas das principais doenças que melhoram substancialmente com a água do mar.
4 – Bom para os pulmões
Quando mergulhamos no mar, expiramos o ar que temos em nossos pulmões. Esse movimento proporciona a limpeza dos brônquios.
Veja também: 5 dicas para curtir um dia perfeito em Floripa.
5 – Neutraliza as cargas negativas
A ideia de que um mergulho no mar ajuda a renovar as energias não é apenas uma figura de linguagem. Os sais presentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo, energizando o organismo.
6 – Bom para os ossos, articulações e musculatura
Para mover-se dentro de água é necessário mais esforço, o que faz com que pessoas com problemas de obesidade possam realizar um exercício físico mais intenso, mas com baixo impacto.
O esforço necessário para manter o equilíbrio no vai e vem das ondas também tonifica os músculos.
O mar tem também um efeito analgésico, indicado para pessoas com dores e problemas musculares, articulares, vertebrais, reumáticas, circulatórias, pós-traumáticas e pós-cirúrgicas.
Está, de fato, comprovado que a água do mar pode abrandar o avanço do reumatismo em longo prazo, sobretudo se o tratamento é acompanhado de uma dieta e hábitos de vida saudáveis.
Além disso, a água do mar é rica em magnésio, substância responsável por relaxar a musculatura do corpo. Um mergulho no mar pode ajudar a diminuir o estresse e dormir melhor.