Passeios em Florianópolis!

Praia da Armação – Sul da Ilha – Onde a vida acontece mais tranquila

Armação - Foto: Heverson Santos

Praia da Armação Florianópolis: pesca, natureza, sossego com muito charme!

Já pensou sobre a sua próxima viagem e para onde será o seu destino? Então, se você ainda está na dúvida, que tal conhecer a Praia da Armação Florianópolis? Um local encantador, com paisagens deslumbrantes e perfeito para render diversas fotos de causar inveja!

Um dos locais preferidos por famílias, casais e pessoas que estão em busca de sossego, esta praia é uma verdadeira terapia ao ar livre. Afinal, nela você encontra águas calmas e uma praia bem tranquila.

Distante 24 km do centro de Florianópolis, é o melhor lugar para  interagir com os manézinhos da ilha (como se orgulham de serem chamados os ilhéus), de um lado pescadores artesanais e uma praia com poucas ondas, cenário maravilhoso sempre com vários barcos de pesca ancorados, na divisa a Ilha das Campanhas (um pedacinho de terra de beleza espetacular) e logo após a Praia do Matadeiro, com ondas grandes e muitos surfistas.

Praia da Armação Sul da Ilha

Praia da Armação Florianópolis: pesca, natureza e sossego com paisagens encantadoras

Uma praia rica em belas paisagens, é muito popular graças ao seu sossego e paz local, perto do centro da cidade, a Praia da Armação Florianópolis possui poucas ondas e muitos pescadores artesanais, o que deixa a paisagem ainda mais deslumbrante com os barcos de pescas ancorados.

Conheça mais sobre este incrível lugar em Florianópolis

A Praia da Armação é um dos principais locais para pesca da região, dispondo de várias comunidades pesqueiras que fazem exploração do mar. Além disso, também faz composição de pescadores junto ao Pantano do Sul e o Campeche. Por isso, a sua vista para o mar é incrivelmente bela com os barcos.

Já a antiga igreja de Sant’Ana, desde a época das caças a baleias até os dias de hoje é considerado o centralizador da região.

Devido às misturas, esta praia se tornou o segundo balneário mais requisitado da região sul do país. Por isso, as alternativas de lazer durante a noite durante o verão são aumentadas na região.

Barcos de Pesca da Associação dos Pescadores da Praia da Armação

Praia da Armação – Características da praia

Extensão: 03 quilômetros de praia

Tipo de Ondas: Em grande parte dessa praia, as ondas são bem calmas e pequenas. Contudo, na região norte, elas possuem maior agitação. Por isso esta área é tão explorada para o surfe.

Ausência de corrente de retorno

Areias são bem finas, água de característica límpida, pode ficar incrivelmente gelada nas estações de outono e inverno.

Limites: Praia do Matadeiro (o Rio Sangradouro é a divisão) e Morro das Pedras.

O nome Armação surgiu da antiga atividade econômica, que era a produção de óleo de baleia para a iluminação urbana. Além do óleo, outras partes tambem eram aproveitadas como a carne, a gordura e até as barbatanas. Com isso, a pesca predatória levou à quase extinção do animal. Atualmente, as baleias franca são fortemente preservadas e o turismo de observação é fonte de renda para Santa Catarina.

Na praia da Armação antigamente os pescadores “tocavam” as baleias com seus barcos, até perto da praia, então preparavam uma espécie de corredor e as acompanhavam até a próxima praia, que é a Praia do Matadeiro, para cercá-las e mata-las. dai extraiam o que era necessário, enfim..era assim que viviam os pescadores da época.

Pontos Turísticos perto da Praia da Armação Florianópolis:

1 – Ilha da Campanha

2 – Mirante Morro das Pedras

3 – Trilha Lagoinha do leste

4 – Lagoa do Peri

Lagoa do Peri

Foto:http://paulamusique.com/

Estrutura: Na região da praia da Armação você contará com boa estrutura: bares, restaurantes, pousadas e hostels não faltam.

Indicada para: O mar da praia da Armação sofre variações de acordo com a direção do vento: hora o mar está bem agitado e frio, fazendo a festa dos surfistas, hora está calmo, quente e transparente. E é neste período que ela torna-se uma praia ideal para toda a família.

Dica: Atravesse a ponte e vá até a Ilha das Campanhas. No local existem algumas piscinas naturais, nelas você poderá entrar na água e curtir vários peixinhos nadando livremente.

Ponte que leva da Praia da Armação até a Ilha da Campanha

Distância do centro da cidade: 22 Km

Localização:

Imagem em destaque: Heverson Santos

Veja mais:

03 passeios em Florianópolis que você vai adorar

Passeio para Ilha do Campeche, agende seu passeio aqui.

Serviços

Dicas de turismo em Floripa

destinoflorianopolis.com.br | Todos os direitos reservados 2021©