Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel

10 Pontos Turísticos para conhecer no Centro de Florianópolis

Publicado por Julie Santos | Categoria: Hoteis e Pousadas em Florianópolis



Agende seu passeio conosco:




Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter

10 Pontos Turísticos para conhecer no Centro de Florianópolis

Florianópolis não é só praia, no centro da cidade temos varias atrações. Listamos abaixo 10 lugares turísticos para você conhecer.

10 – Praça XV de Novembro – Centro de Florianópolis

Praça XV de Novembro

   Democrática e frequentada por varias tribos, a Praça XV de Novembro, fica no centro de Florianópolis, marco da fundação da antiga Vila de Nossa Senhora do Desterro.
   Em seu entorno está a Catedral Metropolitana, o Museu Vitor Meirelles, o Museu Cruz e Souza, além de várias construções antigas que se misturam às mais modernas. A praça conta um pouco de sua história, através de mosaicos nas calçadas. Além disso, há Monumentos em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e os bustos do poeta Cruz e Souza e do pintor Victor Meirelles. Mais atuais, monumentos do patrono do ensino superior José Boitex e do fundador da imprensa catarinense Jeronimo Coelho.
  Além da variedade de plantas, a atenção se volta para a velha Figueira centenária, amparada por suportes, devido ao seu tamanho. Reza a lenda, que para casar é só pedir com fé e dar três voltas ao seu redor.
   Palco de manifestações culturais, religiosas e históricas como a famosa Novembrada, destaca-se o Carnaval, com ensaios das escolas de samba que antecedem o desfile na Passarela Nego Quirido. Os blocos de sujo, O Enterro da Tristeza, bailes e o famoso Pop Gay, que acontece em local próximo, são manifestações dos foliões que garantem a folia de carnaval.

09 – Praça Fernando Machado

Praça Coronel Fernando Machado

 

   Quase como uma extensão da Praça XV, a Praça Fernando Machado foi lugar do primeiro mercado público e o Miramar, famoso trapiche. Atualmente, com o aterro da Baía Sul, foram reerguidas colunas e colocado placas para preservar a história. Nesta praça também encontra-se a estátua do Coronel Fernando Machado, morto em 1868 na Batalha do Itororó, durante a Guerra do Paraguai.

08 – Catedral Metropolitana de Florianópolis

 

Catedral Metropolitana

 

   Construída em 1908, em homenagem a Nossa Senhora do desterro, a Catedral, além da bela arquitetura, possui um acervo de arte sacra, com peças raras originárias de Portugal e da Áustria. No seu interior, há esculturas como a obra “Fuga para o Egito”, do artista tirolês Demetz Groeden, além dos dois sinos que foram doados por Dom Pedro II.

07 – Museu Vitor Meirelles

Museu Vitor Meirelles

   O Museu Victor Meirelles, local onde ele nasceu, possui algumas de suas obras. O acervo conta com pinturas a óleo, aquarelas e desenhos de várias fases do pintor. Também tem obras de outros artistas relacionados à sua trajetória, além de material de estudos das obras célebres como: A Primeira Missa no Brasil, A Batalha de Guararapes e A Passagem de Humaitá.

06 – Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

Palácio Cruz e Sousa- Centro de Florianópolis

   O famoso poeta simbolista Cruz e Sousa dá nome ao antigo Palácio Rosado, que hoje é sede do Museu Histórico de Santa Catarina, tendo servido como Palácio do Governo do Estado. Além de sua importância histórica, na parte externa, possui dez estátuas alegóricas esculpidas pelo artista italiano Gabriel Sielva. Entre elas, a padroeira do estado, Santa Catarina; a ninfa evocativa dos mares, Anfitrite e o deus mitológico Mercúrio.
    No assoalho e nas paredes há detalhes em marchetaria. A escadaria e os balcões em mármore de Carrara são peças trabalhadas na Itália. Além das estátuas em bronze de cavaleiros medievais, vitrais art-nouveau, o museu exibe peças trazidas de várias partes do mundo. Uma curiosidade é o relato de funcionários que dizem ver e ouvir coisas do além.

05 – Mercado Público de Florianópolis

Mercado Público Municipal

 

   O Mercado Público Municipal é um complexo histórico e comercial que foi construído ao lado da Alfandega, em 1899, substituindo o antigo mercado que existia no Largo da Matriz. É composto por duas alas- norte e sul- separadas por um vão central. Lá ocorre o comércio de roupas e sapatos, artesanato local como as rendas de bilro, cachaças, cervejas, utensílios de barro, etc. Há variados quiosques de alimentação, produtos naturais, açougues, mas a atenção é voltada para a imensa gama de pescados.
   Na ala externa do Mercado Publico Municipal, além do variado comércio, a atenção volta-se para os restaurantes que têm como atração: música ao vivo, shows variados, além de festas tradicionais que antecedem o carnaval. Nesta ocasião, destaque-se o Bloco abre alas do carnaval: Berbigão do Boca. Com seus enormes bonecos caricatos de figuras tradicionais da ilha e a culinária com o ingrediente principal, o berbigão ou vôngole, que é servido aos foliões. Enfim, vale a pena visitar o local em qualquer época do ano para conhecer e experimentar suas delícias.

04 – Prédio da Alfandega – Largo da Alfândega

Prédio da Alfandega

 

   Construído em 1875, o prédio de estilo neoclássico, concentra a Galeria do Artesanato e reúne cerca de 120 artesãos, que expõem trabalhos referentes à cultura local. Em seu entorno, casarios antigos, misturam-se às construções mais novas. Além do comércio variado, ambulantes, músicos e indígenas expõem seus trabalhos, diariamente. As feiras de hortifrútis e produtos coloniais ocorrem em dias alternados, mas em locais próximos.

03 – Ponte Hercílio Luz – Florianópolis

Ponte Hercílio Luz

   A ponte Hercílio Luz fica ao lado das Pontes Colombo Machado Salles, a segunda ponte a ser construída e sucessivamente a Ponte Pedro Ivo Campos. Inaugurada em 1926  é considerada uma das maiores pontes pênsil do mundo. Projetada e construída por engenheiros, técnicos  norte-americanos e brasileiros. Todo o  material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos. Por anos, a obra vem passando por inúmeras reformas, por isso é considerada uma das pontes mais caras do mundo. No reveillon, normalmente, ocorre queima de fogos em forma de cascata caindo da ponte.

02 – Forte Sant’Ana

 

   Próximo à Ponte Hercilio Luz, fica o Forte de Sant’Ana, construído em 1761, serviu para proteger a então Vila de Nossa Senhora do Desterro. Desde 1938 é considerado Patrimônio Histórico e atualmente abriga o Museu de Armas Major Lara Ribas, da Polícia Militar de Santa Catarina.

01 – Avenida Beira Mar Norte em Florianópolis

Avenida Beira Mar Norte

 

A Avenida Beira Mar Norte, Jornalista Rubens de Arruda Ramos, tem 7 Km de extensão e foi construída sobre um aterro. Antes com o nome de Praia de Fora, no local existiu um estaleiro e até hoje, o Forte Santana, um dos vários fortes que protegiam a Ilha, no período colonial. Na década de 80, um novo aterro formou uma nova prainha, que atualmente, passa por um processo de despoluição. A intenção é que esta praia volte a ser frequentada, unindo assim as variadas práticas de lazer já existentes como: ciclovias, espaços para esportes , passeios de barco, aluguel de bicicletas, patinetes motorizados, feiras diversas, shows e o famoso reveillon.

Enfim, estes 10 pontos turísticos citados acima, são apenas um aperitivo perto do extenso cardápio que a Linda Ilha de Florianópolis tem a nos oferecer.

Que tal conhecer alguns Passeios em Florianópolis super legais e diferentes. Você e sua família vão adorar….É só clicar no link.

 



PRAIAS DE FLORIPA