Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel
5 Lugares incríveis em Floripa que você precisa conhecer | Destino Florianópolis


5 Lugares incríveis em Floripa que você precisa conhecer

Publicado por Júnior Silva em: 05/02/2019 | Categoria: Curtindo Floripa

Fortaleza de São José da Ponta Grossa - Vista aérea

Agende seu passeio conosco:


Mais Passeios >>

Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

Enumerar 5 lugares incríveis em Floripa é uma faca de dois gumes. Se por um lado é fácil (lugares fantásticos é o que não faltam na cidade), por outro lado, justamente por esta grande quantidade de atrativos, é impossível não deixar de fora roteiros incríveis…

 

Enfim, se você está preparando sua viagem para a Ilha da Magia, a lista a baixo pode te ajudar bastante na escolha dos seus roteiros. Veja:

 

1 – Costa da Lagoa

Costa da Lagoa Costa da Lagoa

 

A Costa da Lagoa, localizada no leste da ilha, é um dos lugares mais fantásticos de Floripa, porém, ainda não muito conhecido entre os turistas. Trata-se de uma comunidade à beira da Lagoa da Conceição, onde os maiores atrativos são os vários restaurantes especializados em Frutos do mar, e uma impressionante cachoeira muito disputada no verão, além do belíssimo visual e da cultura açoriana ainda preservada no local, é claro.

 

Para chegar a este paraíso, a melhor maneira é através de passeios de barcos que partem do Trapiche de Serviços e Transporte, localizado ao lado da ponte do centrinho da Lagoa da Conceição. O passeio leva em torno de 40 minutos, e você aproveita para curtir a paisagem 🙂

 

Porém, se você tem boa disposição, você pode optar por chegar ao local por meio de trilhas. São duas: a primeira parte do final da Estrada Geral do Canto dos Araçás, e são cerca de 10 quilômetros de trilha em meio a mata atlântica, e a segunda opção é partindo do Canto do Moreira, em Ratones, subindo pelo morro num percurso de aproximadamente 90 minutos. Essas últimas duas opções são também as mais culturais, uma vez que passam por diversas vilas e pelos antigos engenhos de farinha, preservados para ser atração turística.

 
2 – Mirante Casa de Retiro Vila Fátima

Mirante do Convento - Florianópolis - Foto Casa de Retiros Mirante do Convento – Florianópolis – Foto Casa de Retiros

 

No alto do morro em frente a praia do Morro das Pedras, no sul da ilha, existe um mirante que proporciona uma das mais belas vistas de Floripa. O mirante está localizado em frente à Casa de Retiro Vila Fátima, um convento construído em janeiro de 1956 com pedras extraídas do próprio local.

 

É possível chegar até o local de carro, e não é preciso pagar nenhuma taxa para visitar o mirante ou deixar o veículo no estacionamento.

 

3 – Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Fortaleza de São José da Ponta Grossa Fortaleza de São José da Ponta Grossa

 

A Fortaleza de São José de Ponta Grossa está localizada no norte da ilha, no alto do morro entre as praias de Jurerê Internacional e Forte.

 

Trata-se de um harmonioso conjunto arquitetônico circulado por espessas muralhas. A edificação mais significativa é a Casa do Comandante, construção de dois pavimentos que, curiosamente abriga também o Paiol da Pólvora. A Capela dedicada a São José é a única construção do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina que manteve até os dias atuais a sua função original.

 

Além deste contato com a história, você poderá também desfrutar de uma vista maravilhosa lá de cima. 🙂 Para visitar a fortaleza é preciso pagar uma taxa, mas não se assuste, o valor é simbólico.

 

4 – Projeto Tamar

Projeto Tamar em Floripa Projeto Tamar em Floripa

 

O Projeto Tamar, e todas as suas conquistas e importância para a natureza, dispensa apresentações. Mas o que pouca gente sabe é que existe uma unidade em Floripa. Sim, existe, e está localizado na praia da Barra da Lagoa, no leste da ilha! 🙂

 

O Centro de Visitantes, também implantado na área da base, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. Conta com infra-estrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar. As taxas de visitações possuem preços bem acessíveis. Vale a pena!

 

5 – Mirante da Lagoa da Conceição

Mirante da Lagoa da Conceição Mirante da Lagoa da Conceição

 

Para muitos, do alto do Mirante da Lagoa da Conceição, temos o mais belo visual de Floripa. E não é para menos, afinal podemos avistar dunas, oceano, mata atlântica preservada, além da própria lagoa, é claro.

 

Para chegar ao local, basta seguir pela Rod. Ademar Gonzaga, no bairro Itacorubi. Não há taxas de visitação.

 

#

 

Imagem em destaque: Vista aérea da Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
 
Passeios em Florianópolis
 
Ilha do campeche
Ilha do Campeche
 
O Destino Florianópolis é o mais completo portal turístico da Ilha da Magia, e faz o agendamento para diversos passeios, como Ilha do Campeche, Ilha de Anhatomirim, Mergulho e muito mais. Clique aqui e confira >>



Comentários:

comments