Conhecida como o Caribe catarinense, a Ilha do Campeche é uma das praias mais disputadas de Florianópolis, afinal o lugar é realmente paradisíaco. Entretanto, se você ainda tem alguma dúvida se vale ou não a pena conhecer o local, separei abaixo 3 razões que com certeza colocarão um fim nessa questão.
1 – Ilha do Campeche: Águas cristalinas, ao estilo caribenho
A Ilha, localizada ao sul de Florianópolis, é famosa por suas águas cristalinas, que variam entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda, lembrando as paisagens caribenhas de lugares como Punta Cana. A praia da Ilha do Campeche, voltada para a praia de mesmo nome, tem águas tranquilas, tornando-a ideal para um mergulho relaxante ou para desfrutar de momentos de contemplação da natureza.
2 – Ilha do Campeche: Trilhas e sítios arqueológicos
Para além da beleza natural, a Ilha do Campeche é um importante sítio arqueológico de Florianópolis, sendo um dos mais ricos de Santa Catarina. Com mais inscrições rupestres do que outras ilhas da região, como a Ilha de Santa Catarina, a Ilha do Arvoredo e a Ilha das Aranhas, a Ilha do Campeche abriga registros milenares que contam a história dos povos antigos que habitavam a área. Esses registros incluem símbolos geométricos, zoomorfos, antropomorfos e as famosas máscaras, também encontradas nos costões da Praia do Santinho.
Se você se interessa por história e arqueologia, as trilhas monitoradas que percorrem esses sítios arqueológicos são uma experiência imperdível. A opção de fazer a trilha com guias da ilha é essencial, tanto para garantir sua segurança quanto para proteger o patrimônio. Vale lembrar que explorar a mata por conta própria é proibido, já que a ilha foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2000 como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Portanto, siga sempre as orientações dos guias para apreciar com responsabilidade esse tesouro cultural de Santa Catarina.
3. Ilha do Campeche: Um Passeio Inesquecível
Uma das maneiras mais populares de chegar à Ilha do Campeche é por meio de um passeio de barco, que parte da Barra da Lagoa. Esse passeio não é apenas uma forma de chegar à ilha, mas também uma experiência única por si só, com vistas espetaculares do litoral de Florianópolis e a oportunidade de observar a fauna marinha local.
A Ilha do Campeche não é apenas um destino de verão, mas sim uma joia que pode ser visitada o ano todo, dependendo das condições climáticas. No entanto, é sempre bom se informar com antecedência sobre a disponibilidade dos passeios e as regras de visitação, já que a ilha tem um número limitado de visitantes por dia para preservar seu ecossistema.
3 – Suas fotos ficarão lindas
Em tempos em que as redes sociais estão cada vez mais presente no nosso dia a dia, é claro que você também gosta de postar fotos dos lugares maravilhosos que você visita, certo? Pois então, a Ilha do Campeche é o lugar perfeito para isso! Veja abaixo algumas fotos, e se imagine nelas:
Passeio Ilha do Campeche: e aí, está convencido que a ilha é uma ótima pedida? Então clique aqui e saiba tudo sobre como chegar até a este paraíso.
Imagem em destaque: Heverson Santos