Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel

Lagoinha do Leste: Um verdadeiro paraíso escondido

Publicado por Edson ribeiro | Categoria: Curtindo Floripa

Lagoinha do Leste o paraíso

Agende seu passeio conosco:




Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter

Pergunte aos nativos de Floripa qual a praia mais bela da cidade, e te garanto que pelo menos 7 em cada 10 vai te responder: “Lagoinha do Leste, né ow!” E o motivo é fácil de se entender… o lugar é de fato um paraíso!

 

Os ingredientes que fazem da Lagoinha do Leste, localizada no Sul da Ilha, esta unanimidade toda são muitos: praia de areia larga e branquinha, dunas, lagoa, cachoeiras, morros… e tudo isso em meio a mata atlântica preservada.

 

Veja também: Veja quais são as praias de Floripa mais indicadas para levar as crianças.

A praia é 100% deserta, e para chegar até ela há duas maneiras: trilhas (veja a baixo) ou passeios de barco que partem da praia do Pântano do Sul. A duração do passeio é de cerca de 15 minutos.

 

Trilha 1: Partindo da praia do Matadeiro

Trilha para Lagoinha do Leste via Matadeiro Trilha para Lagoinha do Leste via Matadeiro

 

A trilha que parte da praia do Matadeiro é a mais extensa, e leva cerca de 2 horas. Porém, é menos ingrime (menos cansativa, quem sabe) e a mata, na maior parte do percurso, não é fechada. Desta forma você pode ir apreciando a paisagem (veja imagem a cima).

 

Veja também: Ilha do Campeche, o Caribe catarinense.

 

Trilha 2: Partindo do Pântano do Sul

Trilha para Lagoinha do Leste via Pântano do Sul Trilha para Lagoinha do Leste via Pântano do Sul

 

A trilha do Pântano do Sul é menos extensa, e dura cerca de 1 hora em ritmo moderado. Se tiver disposição, dá pra fazer em 40 minutos tranquilamente (ou até em menos tempo). Entretanto, a maior parte do percurso é em meio a mata fechada, e com subida ingrime. Portanto mais cansativa. Mas a boa notícia é que ao longo da trilha encontramos córregos com águas fresquinhas. 🙂

 

Veja também: 3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha.

 

A praia

Praia da Lagoinha do Leste Praia da Lagoinha do Leste

 

A praia da Lagoinha do Leste é extensa e de areia branquinha. O mar é geralmente bem agitado e a temperatura da água é fria. Se você não é um exímio nadador, não recomendo que entre no mar quando ele estiver muito “nervoso”.

 

Veja também: 3 Lugares no centro de Floripa que você precisa conhecer.

 

A lagoa

Vista panorâmica da lagoa - Foto: www.carolpereiraa.blogspot.com.br Vista panorâmica da lagoa – Foto: www.carolpereiraa.blogspot.com.br

 

A lagoa possui água de temperatura agradável, e não é muito profunda. Tem algumas dunas bem altas ao redor, ótimas para fotos. (a Carol Pereira, que aparece na imagem a cima, pensa a mesma coisa rs).

 

Veja também: Conheça mais praias da região Sul da Ilha em Floripa.

 

Itens indispensáveis para os aventureiros:

1 – Tênis próprios para trilhas (ou ao menos algo que se aproxime);

2 – Protetor solar;

3 – Água… muita água;

4 – A praia é deserta, não há qualquer estrutura, então leve seu lanche;

5  – Repelente.

 

LEMBRETE: Agora o assunto é MUITO sério! Pelo amor de Deus, na praia, nas dunas ou trilhas, deixe somente suas pegadas. Leve de volta para a cidade todo o seu lixo. 🙂



PRAIAS DE FLORIPA