Passeios em Florianópolis!

Praia do Matadeiro – Sul da Ilha – Floripa

Praia do Matadeiro

A Praia do Matadeiro em Florianópolis fica bem pertinho de outras praias do sul da ilha, como a Praia da Armação e da Lagoinha do Leste. Lá, é um paraíso preservado de tirar o fôlego.

A praia chama atenção de todos, mas principalmente dos surfistas que amam pegar onda naquele mar. Como geralmente ele é bastante agitado e as águas são bastante frias, se torna a condição perfeita para esse grupo se interessar por lá.

Mas se você quer ir para a praia junto de sua família só para conhecer o local, então também terá uma ótima experiência, sempre tomando o devido cuidado com o mar, claro.

O local é ideal para práticas de surf, pesca, rio, trilha, mergulho, dentre outras atividades divertidas. Se você está em busca de sossego e diversão, esse é o lugar certo. 

1 – Como chegar na Praia do Matadeiro em Florianópolis?

1 - Como chegar na Praia do Matadeiro em Florianópolis

A praia do Matadeiro em Florianópolis é o destino principal para aquelas pessoas que gostam de apreciar uma praia do jeito que ela surgiu, apenas com a água, areia e árvores ao redor.

Este é um recanto que recebe os turistas que buscam por tranquilidade e sossego. O local possui poucos moradores e comércios.

O único acesso que se tem até a Praia do Matadeiro em Florianópolis é por uma pequena e leve trilha que se inicia a partir da praia da Armação e vai passando pelo Rio Sangradouro.

Para quem está de carro, basta dirigir por meio da rodovia SC-405 e, então, você chegará ao lado sul. A praia fica a 24km de Florianópolis e possui uma extensão e 850 metros.

2 – O que fazer de dia na Praia do Matadeiro em Florianópolis?

A praia do matadeiro recebe os turistas que vão em busca de um lugar tranquilo para passar o dia. O local possui águas cristalinas, mas com ondas fortes e que repuxam bastante.

Logo, é necessário ter atenção. O número de turistas aqui é relativamente menor do que os outros lugares de Floripa. Isso porque o local é muito mais residencial.

Não há nada além da comunidade pesqueira, surfistas, família e natureza. Para quem tiver disposição, pode fazer a trilha que se inicia na praia do Matadeiro e ir conhecer a praia da lagoinha do leste.

A trilha dura mais ou menos 2 horas mata adentro, portanto, é preciso ir preparado e fazê-la ainda de dia.

3 – O que fazer a noite na Praia do Matadeiro em Florianópolis?

3 - O que fazer a noite na Praia do Matadeiro em Florianópolis

Como o local é mais reservado e com bastante vegetação e pouquíssimas opções de lazer que envolva comércio, não tem muito o que se fazer na área no período da noite.

Se você busca por algum tipo de atividade, a melhor opção a se fazer é uma ronda nas regiões vizinhas que possuem uma infraestrutura melhor do que a praia do Matadeiro.

4- Onde comer na Praia do Matadeiro em Florianópolis?

Ao longo da extensão da praia, encontra-se muita pouca coisa que ofereça serviços para quem quer passar o dia na praia. No entanto, nos lugares que se tem, as opções existentes são de bares que servem bebidas e petiscos.

Durante o verão, alguns ambulantes ficam na praia vendendo alguns itens, como:

  • Água de coco;
  • Cerveja;
  • Refrigerante;
  • Petiscos;
  • Entre outros.
  • 5 – Onde fazer compras na Praia do Matadeiro em Florianópolis?

5 - Onde fazer compras na Praia do Matadeiro em Florianópolis

Por se tratar de um lugar com infraestrutura pequena, não há comércio no local além dos restaurantes. Ou seja, esse é um daqueles lugares em que o turista vai para que possa se conectar cm a natureza.

Dessa maneira, aproveita-se mais os fatores naturais do que os fatores comerciais. Quem deseja fazer algum tipo de compra, precisa passar nas regiões vizinhas que possuem uma estrutura maior voltada para isso.

6 – Onde se hospedar na Praia do Matadeiro em Florianópolis?

Para quem procura a praia do matadeiro para se hospedar e curtir a região, não encontra nada. A única opção possível por lá é o aluguel de casas.

Então se a sua intenção é ficar numa casa desde o início, ótimo, pois é isso que você encontrará. As casas oferecem aquilo que a praia mostra: tranquilidade e distância da vida urbana.

É preciso procurar com antecedência pelos locais disponíveis, pois eles não são muitos e a busca pode ser um pouco longa porque não há tantas casas no local. Outra opção é se hospedar pelas redondezas.

7 – Qual a história da praia Matadeiro em Florianópolis?

7 - Qual a história da praia Matadeiro em Florianópolis

Nos anos 80, o local era conhecido pelos moradores das redondezas, como saco do matadouro. Isso porque era nessa região que o abate de baleias era feito para fazer uso de seu óleo.

 Além disso, aproveitava-se a carne, gordura e também as barbatanas do animal. Esta era a principal atividade econômica nessa parte da ilha. Hoje em dia o nome da praia Matadeiro, ficou por conta de um mal uso da linguagem.

Isso porque ao invés das pessoas dizerem matadouro, elas dizem matadeiro, que também tem referência nas antigas práticas da ilha.

Com a baixa das atividades de caça a baleias em meados do século XIX por conta do sumiço desses animais no litoral, a praia deixou de utilizar da caça como fins econômicos.

Portanto, os pescadores começaram a usar os costões como meio de pesca de garoupa. Hoje em dia, a área é usada mais por surfistas que aproveitam o movimento do mar da região.

Há poucas casas de veraneio de residências permanentes. Sendo então essa região um local mais intimista.

Conclusão

Em resumo, a Praia do Matadeiro em Florianópolis é um destino que foca em um público específico que é de pessoas que pretendem curtir a natureza ao máximo.

Então, o contato com a natureza é uma das práticas principais a se fazer na região, que não conta com comércios ou pousadas.

Quem vai com a família precisa ficar atento em relação as ondas da praia, pois elas podem ser fortes em certos momentos. E, se não tomar cuidado, acidentes podem acabar acontecendo.

Fora isso, o local é ótimo para quem gosta de pegar sol, ficar na areia e curtir o momento. Se é isso que você deseja, então comparilhe este conteúdo com quem vai junto com você e boa viagem!      Distância do centro da cidade: 23,8 Km

Localização:

Imagem em destaque: Heverson Santos

Serviços

Dicas de turismo em Floripa

destinoflorianopolis.com.br | Todos os direitos reservados 2021©