3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha

Passeios Mais Procurados!

PASSEIO ILHA DO CAMPECHE

PASSEIO DE LANCHA COM MARINHEIRO

MERGULHO CILINDRO/SNORKEL

BARCO PIRATA

PASSEIO À CAVALO

ILHA ANHATOMIRIM COM  GOLFINHOS

Dicas de turismo em Floripa

Ribeirão da Ilha : Os Açores na Ilha da Magia

Passear pelo Ribeirão da Ilha, localizado no sul da ilha (Florianópolis), é como voltar no tempo, com cenários Vintage,  agora dedicado totalmente ao cultivo de ostras,  afinal, estamos falando de um dos bairros mais antigos e charmosos.

Para quem gosta de viajar para lugares históricos e que ainda mantém a essência da época, esse é o local ideal e que ainda conta com uma praia maravilhosa para que se possa aproveitar bastante o ambiente.

O ambiente exala um ar de interior com características bastante simples e modestas, ideal para quem busca um turismo calmo, tranquilo, em bairro residencial e próximo aos centros históricos.

1 – Cultura preservada e muito charme.

3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha Ribeirão da Ilha – Foto GusBelli

Não estamos falando de um bairro qualquer, mas sim do “acervo histórico mais antigo e original da Ilha de Santa Catarina

Isto fica bem claro quando, por exemplo, observamos a arquitetura das residências locais, ou visitamos a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806. 

2- Como chegar na Praia Ribeirão da Ilha em Florianópolis?

A Praia Ribeirão da Ilha em Florianópolis fica na Baía Sul cerca de 30 km de distância do centro da cidade basta que vá seguindo as placas em direção ao sul da ilha.

Passando pela Praia do Campeche siga placa para Ribeirão da Ilha. É bem fácil encontrar o caminho pois há placas sinalizando por onde você deve seguir. 

De ônibus, Saindo do terminal urbano do centro de Florianópolis e pegar o SC410. A viagem dura cerca de 50 minutos até o destino final, vale lembrar que transporte por aplicativo funciona muito bem na Ilha da Magia

3 – A melhor ostra do Brasil é cultivada no Ribeirão da Ilha

3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha

As fazendas de ostras do Ribeirão da Ilha são uma atração a parte, ali na região encontram-se as melhores condições de mar para o cultivo das melhores ostras do Brasil, e oportunidades para o visitante apreciar o molusco não faltam: há restaurantes de diversos estilos, seja com mesas na beira da praia, com decks ou vista panorâmica, todos especializados em frutos do mar, e agrada a todos os gostos e bolsos, alias Ribeirão da Ilha também é famoso por ser uma região gastronômica.

4 – O manezinho típico está ali

3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha

O típico manezinho da ilha, quando se fala por aí, não é uma lenda… ele existe sim, e o Ribeirão da Ilha é seu reduto. Conversar com os mais antigos moradores da região, ouvir suas histórias e lendas, ao mesmo tempo que se aprecia as velhas rendeiras de bilros e suas mãos ágeis e habilidosas, é algo indescritível.

Aproveite e veja aqui 20 girias e expressões que só o manézinho entende.

E aqui, 30 passeios em Florianópolis para fazer com amigos, família ou mesmo sozinho.

Se você prefere passeio para Ilha do Campeche, faça seu agendamento aqui.

5 -O que fazer a noite na Praia Ribeirão da Ilha em Florianópolis?

A melhor dica para quem vai ficar na região é aproveitar os estabelecimentos locais e a culinária da região que são impecáveis!

Como o bairro preserva uma cultura antiga e natural, não é o costume de lá ter estabelecimentos como boates ou coisas muito movimentadas.

Sendo assim, o local não conta com muitos serviços. Há apenas o básico para que se aproveite realmente a região. Então, é bom já ir com isso em mente quando for passar um tempo no local.

6- Onde comer na Praia Ribeirão da Ilha em Florianópolis?

3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha
Restaurante no Ribeirão da Ilha

Uma das principais atrações da região sem sombra de dúvidas são os restaurantes locais. O distrito é conhecido pelo cultivo de ostras e você poderá aproveitar essas e outras iguarias nos seguintes locais:

Ostradamus: famoso restaurante premiado pela revista Veja em 2012, é um dos mais populares e frequentados por quem visita Ribeirão. Ele fica perto da pracinha do distrito e possui um trapiche avançando mar adentro.

Esse detalhe torna o local bastante especial e inesquecível. A especialidade do local são ostras, as melhores que você encontrará. No entanto, há outras variedades também.

Restaurante Porto do Contrato: um dos lugares mais tradicionais de ribeirão da ilha. Por lá, o turista pode encontrar opções de cardápios de frutos do mar e desfrutar de outras refeições que conseguem servir duas pessoas.

7- Onde fazer compras na Praia Ribeirão da Ilha em Florianópolis?

O lugar não é muito grande e segue o modelo de pequenas vilas do sul da ilha sem muitos serviços disponíveis para o público.  

Na região você tem à disposição produtos artesanais, e itens de decoração feito por moradores locais, em ateliês super descolados.

8- Onde se hospedar no  Ribeirão da Ilha em Florianópolis?

As ofertas de hospedagem são bem poucas pois o local mantém suas características antigas de vilas açorianas. Então, se comparadas a outras regiões, quase não há locais para hospedagem.

O que você encontra no local são pequenas pousadas que possuem um atendimento bastante familiar. Os turistas também possuem opções de chalés e residências para temporada.

Há propriedades também que alugam as casas e possuem alto padrão que oferecem todo conforto para as pessoas que vão se hospedar nelas.

9- História do  Ribeirão da Ilha em Florianópolis

O local preserva sua história de modo intacto desde a época em que os primeiros navegadores portugueses e espanhóis chegaram ali em 1506.

Vinte anos mais tarde, o navegador chamado Sebastião Caboto fez a travessia do Atlântico e chegou a Florianópolis. Há quem diga que ele ancorou no Porto do Ribeirão.

Apesar de ter feito visitas antes, somente em 1748 e 1756 é que a ilha foi colonizada de modo efetivo. Sendo assim, cerca de 6 mil açorianos vindos de Portugal, desembarcaram pelo Arquipélago dos Açores. 

O primeiro período de colonização se marcou pela predominação de atividades econômicas como agricultura, pecuária e pesca.

Somente em 1839 é que o distrito foi promovido a ilha, que já se destacava pela produção de açúcar, café e mandioca.

Através de muito tempo e trabalho árduo da população é que se pode ver hoje um local que ainda preserva fortemente suas raízes. 

Então estamos combinados, na primeira oportunidade, dê uma passadinha no Ribeirão da Ilha, é logo ali, seu istepô! Com certeza você guardará esta experiência pelo resto da vida. 3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha