Praia de Naufragados Florianópolis
Localizada na região extremo sul da ilha, a Praia de Naufragados em Florianópolis é um local ideal para quem gosta de explorar a história e o passado.
Isso porque o local conta com mistérios, ruínas e uma natureza quase virgem. A chegada a área é feita somente por meio de trilhas ou barco.
A área conta com pouca infraestrutura, mas quem vai até lá sabe que a natureza é a principal atração. Por isso, o destino é ideal para quem quer descansar e ficar longe de muito tumulto.
A visita até o local é recomendada para pessoas que não estejam acompanhadas de crianças, principalmente porque não há equipes de salva-vidas para prestar um serviço de atendimento rápido.
1- Como chegar na Praia de Naufragados em Florianópolis?
Se você busca por um contato íntimo com a natureza, saiba que ele dará início desde que você decida partir rumo a Praia de Naufragados em Florianópolis.
Isso porque o lugar se encontra a 40 km do centro de Florianópolis e fica em uma área de reserva no Parque Estadual do Tabuleiro. Sendo assim, só é possível acessar o local por meio de barcos ou a pé através da trilha.
Grande parte das pessoas usam a trilha para chegar até o local, que sai da Caieira da Barra do Sul. É preciso estar com boas condições físicas, pois a trilha inicia com trajetos meio acentuados. Quem não tem costume, pode achar um pouco difícil.
A caminhada dura em torno de uma hora, então é bom que se leve água e petiscos. O trajeto de barco ou de carro se inicia no mesmo ponto, sendo que de carro há um estacionamento no local.
2- O que fazer de dia na Praia de Naufragados em Florianópolis?
Como dissemos, o local é preservado e por conta disso a infraestrutura é mínima. A praia conta apenas com a natureza e alguns poucos bares que servem bebidas e alguns pratos típicos de pescadores locais.
O ideal a se fazer ao chegar por lá é se sentar na areia branca e aproveitar as ondas vindas diretamente do oceano. De antemão, o local possui águas selvagens e geladas na maior parte do ano.
Por isso é aconselhável que quem queira se aventurar mar adentro, saiba nadar pois o lugar não conta com salva-vidas.
A segunda coisa a se fazer é aproveitar a trilha, pois ao longo de 2,6km, pode-se avistar cachoeiras e ruínas de construções coloniais antigas.
Um pouco ante da Praia de Naufragados, temos a Lagoa do Peri (Passeio com Standup e Caiaque em trilha ecológica) e também a Trilha Lagoinha do leste.
3- O que fazer a noite na Praia de Naufragados em Florianópolis?
Por se tratar de um local de preservação, não há muita coisa a se fazer a noite. Quem deseja ficar por lá, uma boa dica é acampar para curtir a noite com um céu estrelado.
Desse modo, levar o que comer durante esse período noturno é fundamental para que você consiga se manter por lá.
4- Onde comer na Praia de Naufragados em Florianópolis?
Como dissemos, há pouquíssimas opções de bares na Praia de Naufragados em Florianópolis para quem deseja passar o dia por lá.
Portanto, o que se tem disponível se trata de bebidas e petiscos à base de frutos do mar. Se você não gosta ou é alérgico a esse tipo de alimento, a melhor opção então é levar sua própria comida.
É importante que o turista sempre leve dinheiro, pois os estabelecimentos podem não aceitar cartões no momento em que você for visitar. Lembrando que não há supermercados próximo a região.
Então é preciso planejar com cuidado o seu passeio no dia em que você pretende ir.
5- Onde fazer compras na Praia de Naufragados em Florianópolis?
O local é pequeno e preza muito mais pela naturalidade do que para construções. Então você não encontrará nenhum tipo de comércio por lá a não ser os já mencionados anteriormente.
As opções de comércio ficam dispostas nas praias vizinhas ou no centro de Florianópolis, que é mais voltado para receber muitos turistas.
6- Onde se hospedar na Praia de Naufragados em Florianópolis?
Não há nenhuma opção de hotel ou pousada para quem queira se hospedar na Praia de Naufragados em Florianópolis pois o lugar serve apenas para visitação.
Sendo assim, o turista fará uso da trilha, passará o dia na praia e depois irá embora, pois este é um local deserto. A única opção a se fazer é um acampamento.
Portanto, quem tiver interesse de ficar a noite por lá, a única maneira de fazer isso é através das barracas de camping. Logo, o máximo que você pode fazer é se hospedar em um local próximo dali.
Como por exemplo, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Praia Açores e Solidão.
7- Qual é a história por trás da Praia de Naufragados em Florianópolis?
Com certeza o nome por trás da praia dos naufragados causa curiosidade na mente daqueles que vão visitá-la. Assim como praticamente todos os pontos turísticos de Floripa, esse também conta com fatos curiosos.
A região tem esse nome porque foi por lá que alguns sobreviventes de um naufrágio se refugiaram. Além disso, vários corpos foram enterrados no local.
Muito ainda se discute sobre qual naufrágio aconteceu por ali e a teoria melhor aceita é a que conta que em 1753 um barco com 250 imigrantes açorianos indo para Rio Grande do Sul fundar a atual cidade, acabou afundando na região.
Ao todo, mais de 200 pessoas morreram e tiveram seus corpos sepultados por lá. Ao longo dos anos, outros naufrágios acabaram ocorrendo perto dali.
A ilha conta com muitas histórias sobre nosso passado. Vale a pena visitar o local com um guia que conheça a região e explique os detalhes de acontecimentos ocorridos anos atrás.
Conclusão
Por fim, vimos então um pouquinho desse pedaço de paraíso que fica ao sul de Florianópolis. O local é ideal para quem está a passeio por Floripa e deseja se distanciar um pouco da agitação da cidade conhecendo um pouco mais das belezas naturais e da história local.
Se você é uma dessas pessoas curiosas e amantes da natureza, com certeza você achou um passeio imperdível de se fazer. Compartilhe este conteúdo com alguém que também vai se interessar por esse destino, e não perca tempo em conhecê-lo.
Distância do centro da cidade: 36 Km (até a entrada do estacionamento que dá acesso a trilha)
Localização: