Você procura por Águas Termais em Santa Catarina? Veja só o que preparamos.
Falar sobre o binômio Lazer – Saúde é falar sobre águas termais em Santa Catarina, é fácil e gostoso, porque o estado detém as melhores águas termais do Brasil, e justamente o município de Santo Amaro da Imperatriz, distante 30 km de Florianópolis, é conhecido por ter a melhor água termal do Brasil, e a segunda melhor do mundo! Mas também é possível encontrar fontes de águas termais em todas as regiões de Santa Catarina, espalhadas por 28 cidades. Abaixo, separei 5 delas que valem a sua visita:
As propriedades terapêuticas das águas termais em Santa Catarina vão desde o combate ao estresse e doenças crônicas até mesmo utilizada para rejuvenescimento. Muito além além dos banhos de imersão, as estancias de aguas termais oferecem terapias alternativas, lazer e esportes, saunas, lojas de conveniências e outros serviços aos visitantes. (http://turismo.sc.gov.br/o-que-fazer/estancias-termais/)
1 – Águas termais : Águas Mornas
A cidade de Águas Mornas, distante cerca de 35 km de Florianópolis, é uma cidade pequena, com 6.500 habitantes (IBGE 2018), porém atrai milhares de turistas nas suas piscinas com água a 39 °C o ano inteiro, o nome do município de Águas Mornas vem do seu enriquecido líquido, pelo qual inclusive foi transformada em uma das estâncias hidro-minerais mais confiáveis, perdendo apenas para as francesas Vichy e Ax-Les Thermes.[6]
A estância fica em um hotel com capacidade para 250 pessoas e infraestrutura que inclui piscinas cobertas e externas, além de banheiras individuais.
2 – Águas termais: Tubarão
O turismo hidrotermal em Tubarão, é composto pelas Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso. De acordo com a Santur, as duas são reconhecidas pela qualidade das águas radioativas na fonte. A estrutura inclui hotel-fazenda e camping, piscinas termais, lago, banhos de lama medicinal e de imersão e áreas de lazer.
Não deixe de visitar Gravatal, pertinho de Tubarão, complexo turístico com águas termais com temperatura de 35 graus C. são consideradas relaxantes e auxiliares em diversos tratamentos, como alívio do estresse, regulagem da pressão arterial e recuperação de cirurgias ortopédicas. Acupuntura, medicina indiana (aiurveda), fitoterapia, homeopatia, iridologia e massoterapia são algumas das terapias alternativas oferecidas pelo complexo termal (Fonte: http://turismo.sc.gov.br/o-que-fazer/estancias-termais/)
3 – Águas termais : Itá
Itá, distante 43 km de Concórdia e 60 km de Chapecó, no oeste Catarinense, considerada uma das 50 melhores cidades para viver no Brasil,
A cidade foi inundada para dar lugar a uma hidrelétrica e foi reconstruída. O complexo hidrotermal é formado por um hotel e um parque, o Thermas Itá. A estrutura inclui 16 piscinas, externas e cobertas. Possui rede hoteleira, além de restaurantes e área de camping, trapiche e atracadouro para embarcações, além de trilhas para caminhadas.
No complexo tem piscinas internas e externas que são aquecidas a uma temperatura de 32 graus e possuem efeitos terapêuticos como ação anti-inflamatória e antitóxica, além de hidratar e reduzir nossos níveis de gordura, beneficiando também diversas outras áreas da saúde. Um banho nas águas quentes é revigorante! Você se sente relaxado e leve!
4 – Águas termais: Piratuba
Piratuba, perto da divisa com Rio Grande do Sul, é o lugar ideal para todas as idades, com água rica em minerais como enxofre, é considerada a água das belezas.
Fundada por imigrantes alemães, a rede hoteleira possui 2,5 mil leitos. Já a estância hidrotermal se destaca pelo jato de água de cerca de 30 metros de altura, com temperatura de 38,6ºC. O parque incluiu piscinas e parque aquáticos com banheiras e duchas individuais, além de espaços para lodoterapia, massoterapia, hidroginástica e outras atividades recreativas ou terapêuticas.
05 – Águas Termais Santo Amaro da Imperatriz: Segunda melhor Água Termal do mundo!
De acordo com um estudo realizado por médicos da cidade alemã Baden-Baden, as águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, cidade da Grande Florianópolis com pouco mais de cinco mil habitantes, é considerada a segunda melhor do mundo, perdendo apenas para a localidade de Vichy, na França.
Como sai direto da fonte e recebe a influência de rochas, camadas subterrâneas e minerais diversos, a água brota da terra a uma temperatura de 39,8°C com um grande número de elementos químicos em sua composição como bicarbonatos, cloretos, brometos, sódio, cálcio e sulfato.
A temperatura alta e a radioatividade garantem bem-estar e benefícios à saúde. Especialistas garantem que estas fontes radioativas operam verdadeiros milagres para doenças de ossos, estresse e depressão. Em uma praça, de frente para o hotel, um fontanário é aberto para a população. Lá, as pessoas chegam a toda a hora para encher garrafas da água preciosa sem nenhum custo.
O limite é de 100 litros por família. Perto dali, há um parquinho para as crianças, toboáguas, churrasqueiras, mesas e bancos, tudo, rodeado por uma corrente de água (não termal) que servem como espaço público de lazer.
Santo Amaro da Imperatriz esta situada em meio a natureza, cercada pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (reserva ambiental) e local ideal para esportes de aventura como rafting, rapel e voo duplo de parapente. O turismo rural esta em alta na região tambem com hotéis fazenda e cavalgadas, sendo que lindas cachoeiras não faltam na região.(Cachoeira do Retiro, Cachoeira Cobrinha de Ouro e outras)