Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel

3 Coisas que você precisa saber sobre a Guarda do Embaú

Publicado por Edson ribeiro | Categoria: Curtindo Floripa

guarda do embaú

Agende seu passeio conosco:




Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter

Guarda do Embaú: Veja porque se tornou famosa….

Guarda do Embau: Distante 50 km de Florianópolis, ao sul da capital catarinense, no município de Palhoça, encontramos uma das mais belas praias de todo o litoral brasileiro.

Guarda do Embu: de Vila de pesca para berço do surf.

Save the Waves Coalition, com sede na Califórnia (USA), como a nona Reserva Mundial de Surf (RMS), sendo a primeira do Brasil.

A Praia da Guarda do Embau também foi incluída na prestigiada rede de Reservas Mundiais de Surf como a nona Reserva Mundial de Surf (RMS), sendo a primeira do Brasil. Estas vendo só o que perdes não vindo para cá?

Uma curiosidade sobre o nome “Guarda do Embau”

Conforme os nativos da região, o nome surgiu pelo fato de que, séculos atrás, um navio pirata que navegava pela região ali naufragou. Como os piratas possuíam tesouros, se viram obrigados a enterrá-los guardados em baú nessa costa. Com o passar do tempo, foi sendo criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade. (Fonte Wikipedia).

 

A praia da Guarda do Embau vê sua fama crescer ano após anos, atraindo turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, além de surfistas que chegam para conferir de perto o local que é tido como o “paraíso do surfe”, uma vila de pesca que se tornou berço do surf.

 

E se você está pensando em conhecer a Guarda do Embaú, separei abaixo 3 coisas que você precisa saber, e que te ajudarão a incluir o local em seu roteiro de férias:

 

1 – Guarda do Embaú: O vilarejo é um charme à parte

 

Lojinha na Guarda do Embaú

 

O balneário está localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que é uma APA (Area de Preservação Ambiental) e conta com aproximadamente 400 moradores, a maioria artesãos, pescadores e surfistas, tem proximidade com as praias da Pinheira, do Sonho e Enseada do Brito, tem 03 trilhas super legais: Trilha do Pontão, da Pedra do Urubu e da Prainha, todas de fácil acesso.

Veja mais:

30 passeios em Florianópolis de barco, cavalo, parapente, lancha, rafting, e muito mais

Passeio de barco para Ilha do Campeche, saiba como, onde e quanto.

 

2 – Guarda do Embau: Tem Rio que se encontra com o mar

 

Guarda do Embaú

Rio da Madre quando a maré está cheia

 

Para chegar até a praia, é preciso atravessar o Rio da Madre,  que pode ser feito com o auxílio de barcos (eles estão sempre por lá prontos para atender os turistas) ou a nado mesmo, e tem alguns lugares que pode ser feito com água até a cintura. Quando a maré está cheia, o mar “invade o rio”, que por sua vez fica com uma coloração muito bonita, ao melhor estilo das praias caribenhas, conforme podemos ver na imagem acima.

3 – Guarda do Embau: Estilo alternativo preservado

 

guarda do embaú

 

Preservação é palavra de ordem na Guarda do Embau, e como a tradição é de vila de pescadores, não espere muita badalação noturna por aqui,  porque é bem tranquilo, e a galera que vai pra lá quer mesmo é pegar praia cedinho e fazer muito surf, trilhas e curtir muito a natureza de dia.

Mas isto também quer dizer que a infra estrutura esta bem montada, com opções de alimentação e várias pousadas “descoladas” e agradam a todos os gostos, por que a Guarda do Embau é muito democrática neste sentido.

Mesmo após a praia ganhar fama e projeção, seu estilo alternativo continua bastante preservado, o que faz da região um dos destinos preferidos da “galera roots”.

A melhor dica que podemos te dar: Chegue cedo na Guarda do Embau para conseguir vaga para estacionar perto da praia, e para curtir com mais tempo este lugar maravilhoso.

Veja mais:

Passeio de barco pirata em Florianopolis

Que tal fazer rafting em Florianópolis?

Temos bastante conteúdo sobre Florianópolis e gostaríamos de ter seu comentário, critica, elogio ou sugestão, ok?



PRAIAS DE FLORIPA