Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel

3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha

Publicado por Júnior Silva | Categoria: Curtindo Floripa



Agende seu passeio conosco:




Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter

Ribeirão da Ilha : Os Açores na Ilha da Magia

Passear por Ribeirão da Ilha, localizado no sul da ilha (Floripa), é como voltar no tempo, antigo reduto de vários estaleiros de construção de lanchas baleeiras, agora dedicado totalmente ao cultivo de ostras,  afinal, estamos falando de um dos bairros mais antigos e charmosos de Florianópolis, onde a arquitetura açoriana e os costumes típicos locais seguem preservados.

Separei 3 bons motivos para você conhecer Ribeirão da Ilha,  Veja:

 

1 – Cultura preservada e muito charme

Ribeirão da Ilha – Foto GusBelli Ribeirão da Ilha – Foto GusBelli

 

Como já foi dito logo no início da matéria, não estamos falando de um bairro qualquer, mas sim do “acervo histórico mais antigo e original da Ilha de Santa Catarina”, segundo o professor PHD em ciências humanas e sociais e pesquisador da colonização açoriana, Nereu do Vale Pereira.

 

Isto fica bem claro quando, por exemplo, observamos a arquitetura das residências locais, ou visitamos a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806.

 

Veja também: 3 motivos para conhecer Santo Antônio de Lisboa.

 

2 – A melhor ostra do Brasil é cultivada no Ribeirão da Ilha

Ostras-de-Florianópolis

 

As fazendas de ostras do Ribeirão da Ilha são uma atração a parte, ali na região encontram-se as melhores condições de mar para o cultivo das melhores ostras do Brasil, e oportunidades para o visitante apreciar o molusco não faltam: há restaurantes de diversos estilos, seja com mesas na beira da praia, com decks ou vista panorâmica, todos especializados em frutos do mar, e agrada a todos os gostos e bolsos, alia Ribeirão da Ilha também é famoso por ser uma região gastronômica.

Veja também: 3 Praias no sul da ilha que você precisa conhecer.

 

3 – O manezinho típico está ali

rendeira

 

O típico manezinho da ilha, quando se fala por aí, não é uma lenda… ele existe sim, e o Ribeirão da Ilha é seu reduto. Conversar com os mais antigos moradores da região, ouvir suas histórias e lendas, ao mesmo tempo que se aprecia as velhas rendeiras de bilros e suas mãos ágeis e habilidosas, é algo indescritível.

Aproveite e veja aqui 20 girias e expressões que só o manézinho entende.

E aqui, 30 passeios em Florianópolis para fazer com amigos, família ou mesmo sozinho.

Se você prefere passeio para Ilha do Campeche, faça seu agendamento aqui.

                                                                                                                     #

Então estamos combinados, na primeira oportunidade, dê uma passadinha no Ribeirão da Ilha, é logo ali, seu istepô! Com certeza você guardará esta experiência pelo resto da vida. :)



PRAIAS DE FLORIPA