Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel
Fóssil de elefante pré-histórico é encontrado em Santa Catarina | Destino Florianópolis
Booking.com

Fóssil de elefante pré-histórico é encontrado em Santa Catarina

Publicado por Júnior Silva em: 26/04/2018 | Categoria: Notícias

Fóssil encontrado em Santa Catarina

Agende seu passeio conosco:


Mais Passeios >>

Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

O fóssil de um mastodonte, uma espécie de elefante pré-histórico, foi encontrado por pescadores em Sombrio, no Sul catarinense. De acordo com pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o osso é a metade esquerda da mandíbula de um macho adulto. O Museu Oceanográfico da Univali divulgou a descoberta do fóssil nesta semana.

 
Continua depois do anúncio



No fim de março, os pescadores encontraram o fóssil a cerca de 23 metros de profundidade na costa de Sombrio durante uma pesca de arrasto.

 

mastodonte

 

A mandíbula encontrada é de um mastodonte que viveu há cerca de 30 mil anos, conforme o coordenador dos museus da universidade, professor Jules Soto. Os pesquisadores calculam que o animal tinha cerca de 5 metros de comprimento, pesava aproximadamente 3,5 toneladas e chegava a 2,5 metros de altura.

 

O professor afirma que fósseis desta espécie, de nome científico Stegomastodon waringi, são raros em Santa Catarina. Eles geralmente são encontrados mais no Rio Grande do Sul.

 
Continua depois do anúncio



A espécie

 

O professor conta que o mastodonte, espécie semelhante aos atuais elefantes, vivia exclusivamente na América do Sul durante a chamada Era do Gelo.

 

O mamífero conviveu com os primeiros humanos que habitaram o Brasil e há indícios de que tenham sido caçados, como observado em fósseis encontrados nos Andes.



Comentários:

comments