O diferencial da Ilha da Magia é sem dúvidas suas belezas naturais, e se você assim como eu é amante da natureza e adora explorar tudo o que ela oferece, se liga no meu top 5 melhores trilhas para fazer em Florianópolis:
5 – Praia dos Naufragados
Com início na Caieira da Barra do Sul, onde termina o calçamento da rua, a trilha de aproximadamente 2,6 km de extensão pode ser feita sem grandes dificuldades, por ser bem marcada e com desníveis pouco intensos. Há riachos pelo caminho, e por isso é preciso atenção para não escorregar no solo úmido ou nas pedras com limo.
O trajeto leva cerca de 45 minutos. Ao chegar na praia, há dois restaurantes de pescadores que servem refeições caseiras, mas não aceitam cartões ou cheque. Lembre-se de levar dinheiro em espécie. Não existem hotéis ou comércio por ali, porque a praia está em área de preservação, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Por essas características, é procurada por quem gosta de acampamentos rústicos. (Texto: www.vivendofloripa.com.br)
4 – Piscinas Naturais da Barra da Lagoa
Após atravessar a ponte, à esquerda existe um caminho entre as residências e pousadas. Um portão delimita o início da trilha logo à frente. O percurso é curto e de fácil acesso, apesar das pedras que devem ser cuidadas para que não ocorram incidentes. Assista nosso vídeo sobre a trilha das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa.
3 – Praia do Gravatá
O início da trilha se dá na estrada geral da Barra da Lagoa, na altura da antiga boate Latitude 27. Há uma placa demarcando com precisão o local, portanto certamente você não irá se perder. Saiba mais aqui sobre a trilha do Gravatá.
2 – Costa da Lagoa
Acessível somente por trilha ou barco, a Costa da Lagoa é uma localidade que ainda preserva a cultura dos primeiros colonizadores da Ilha. Para quem curte caminhadas ao ar livre, é possível chegar à colônia de pescadores por um caminho que começa no Canto dos Araçás.
Formada por trechos predominantemente planos e caminho bem marcado, é ideal para quem procura uma trilha leve. Durante o trajeto, são encontradas ruínas de engenhos e casarios do século 18, que transportam os aventureiros por uma viagem pela história.
Avançando pela Mata Atlântica, os trilheiros passam por sete vilas. Em muitas delas há restaurantes com comida caseira preparada pelos nativos, com peixes e frutos do mar.
Uma dica importante: a Costa da Lagoa possui transporte lacustre. Se der aquela preguiça na hora de retornar, estão disponíveis barcos oficiais da prefeitura que passam de hora em hora nos 23 trapiches que existem nessa comunidade. O passeio pela lagoa leva 40 minutos até o centrinho da Lagoa. (Texto: www.vivendofloripa.com.br)
1 – Lagoinha do Leste
A “cereja do bolo” das trilhas de Florianópolis é sem dúvidas a da Lagoinha do Leste, que na verdade são duas: uma que parte da praia do Matadeiro, e outra que parte do Praia do Pântano do Sul. Em relação a esta segunda opção, fizemos um vídeo sobre ela. Assista aqui.