Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel
Catedral Metropolitana | Destino Florianópolis
Booking.com

Catedral Metropolitana

Publicado por Júnior Silva em: 08/08/2016 | Categoria: Pontos Turísticos

Catedral de Florianópolis

Agende seu passeio conosco:


Mais Passeios >>

Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

A Catedral Metropolitana de Florianópolis, dedicada a Nossa Senhora do Desterro, é a igreja na qual se encontra a cátedra da arquidiocese de Florianópolis, desde sua criação, em 19 de março de 1908. A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Um pouco de sua história

O povoamento definitivo de Florianópolis teve início em 1673. Em 1679, Francisco Dias Velho requereu o título legal das terras, providenciando a construção de uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Desterro. Era pequena e construída de pedra e cal. dentro dela, o fundador de Desterro (hoje Florianópolis) foi assassinado.

 

A Paróquia de Nossa Senhora do Desterro foi criada por Alvará Régio em 5 de março de 1712. Nesta igreja, o primerio casamento celebrado foi em 7 de janeiro de 1714 e o primeiro batizado em 15 de julho de 1715.

 

Uma Provisão do Conselho Ultramarino, de 17 de julho de 1748, enviada ao governador Brigadeiro José da Silva Paes, dava licença para a construção de um edifício para servir de Igreja Matriz da Paróquia. O novo templo, projeto do próprio Brigadeiro Silva Paes, foi iniciado em 1753 e concluído em 1773.

 

Trabalhos posteriores alteraram-lhe o estilo original. Em 1922, nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, ocorreu uma grande reforma na catedral, quando teve suas paredes laterais aumentadas, alteradas as torres e acrescido um alpendre neoclássico em sua portadas. Em 1897 foi instalado na torre um relógio, vindo da Alemanha. Em 1902 (30 de maio) foi bento o conjunto escultural representando a Fuga para o Egito, obra-prima de arte, entalhada à mão, em peça única, pelo artífice tirolês Ferdinand Demetz. Em 19 de julho de 1908, quando da criação da Diocese de Florianópolis, a Matriz de Nossa Senhora do Desterro foi elevada à condição de Sé Episcopal (Catedral).

 

Em 25 de novembro de 1922, festa de Santa Catarina, foram abençoados cinco sinos, vindos da Alemanha, encomendados por Dom Joaquim Domingues de Oliveira. Ao todo são sete sinos. Os dois mais antigos (de 1872 e 1896) foram presentes do Imperador Dom Pedro II. Quando instalados (25/10/1922), formavam o maior conjunto de sinos da América Latina, pesando 5.838 quilos. Os vitrais foram confeccionados em São Paulo e inaugurados em 1949. O Órgão de tubos SPEITH, fabricado em Rietberg, foi inaugurado em 1924. (Fonte: wikipedia)

 

Localização:



Comentários:

comments