Praia Guarda do Embaú: Veja porque se tornou famosa….
Praia Guarda do Embaú: Distante 50 km de Florianópolis, ao sul da capital catarinense, no município de Palhoça, encontramos uma das mais belas praias de todo o litoral brasileiro.
O local é ideal para quem parte em busca de um paraíso a céu aberto com sombra, paisagens bonitas e água fresca. Destino ideal para quem está de férias e quer aproveitar o tempo sem preocupação.
A área é point de surfistas, mas atrai públicos de diversos gostos diferentes. A praia possui um visual tão incrível que fica quase impossível deixar de tirar fotos a qualquer canto que você olhe.
O que fazer de dia na Praia Guarda do Embaú?
Os meses de verão são os mais proveitosos para quem gosta de água. Isso porque o mar por lá é bem gelado e não tem como fugir disso.
Então se você quer aproveitar o dia tomando um banho de mar e relaxando sem ligar para o quanto a água está gelada, então lá é o lugar ideal.
A região é uma das preferidas dos turistas. Por isso ela está sempre cheia, mas nunca superlotada. O local ainda é point de surf!
Isso significa que a água do mar é bastante agitada e com alguns pontos de corrente de retorno. Para quem gosta do ar livre, lá é perfeito para que se possa aproveitar bem isso.
Na Guarda do Embau tem passeio de Quadriciclo, o percurso passa por trilha entre Pinheiros, dentro da natureza, em propriedade privada. veja mais detalhes aqui, Passeio de Quadriciclo
As trilhas sempre são uma boa opção de roteiro diurno em Floripa, na Praia Guarda do Embaú não é diferente. A trilha da pedra do urubu é ótima para quem pratica atividades físicas na natureza.
Quem gosta de acampar, pode optar pelo vale da utopia, uma área mais reservada e calma, que também conta com uma pequena aventura até que se chegue no local.
Veja o que fazer em Florianópolis:
- Locação de Lancha
- Trilha Lagoinha do leste
- Passeio Barco Ilha do Campeche
- Mergulho Cilindro ou Snorkel
- Voo Duplo Parapente
- City Tour e outros
Guarda do Embaú: O vilarejo é um charme à parte
O balneário está localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que é uma APA (Area de Preservação Ambiental) e conta com aproximadamente 400 moradores, a maioria artesãos, pescadores e surfistas, tem proximidade com as praias da Pinheira, do Sonho e Enseada do Brito, tem 03 trilhas super legais: Trilha do Pontão, da Pedra do Urubu e da Prainha, todas de fácil acesso.
Veja mais:
30 passeios em Florianópolis de barco, cavalo, parapente, lancha, rafting, e muito mais
Passeio de barco para Ilha do Campeche, saiba como, onde e quanto.
O que fazer a noite na Praia Guarda do Embaú?
A vida noturna costuma ser bastante tranquila e ela acontece nos bares ao redor da vila que abrem ao som de reggae. Os principais points da região ficam no:
- Larica’s Bar: situado bem na frente do rio;
- Porto Tabuleiro: espaço gastronômico no qual junta restaurantes especializados em frutos do mas e comida mexicana, tudo isso à beira da praia.
Durante a noite não há muito movimento como na parte da manhã, sendo assim a região é mais tranquila. A agitação maior mesmo fica no centrinho.
Onde comer na Praia Guarda do Embaú?
Uma das partes favoritas de quem está viajando é conhecer lugares novos e aproveitar a experiência de conhecer também a culinária local.
Sendo assim, dentre os restaurantes mais procurados pelos turistas na região pode-se encontrar o Guarda Gosto e o Guardião. No entanto, há outras opções também com maior variedade, como por exemplo:
- Capeta’s bar;
- Soul Sushi Bar;
- Casa do Suco Café;
- Trilha do Açaí;
- Entre outros.
Onde fazer compras na Praia Guarda do Embaú?
O comércio da Praia Guarda do Embaú é mais focado em suprir as necessidades básicas dos moradores que vivem naquela região.
Sendo assim, você não encontrará nada de muito sofisticado, apenas algumas lojas básicas como:
- Padaria;
- Supermercado;
- Farmácia;
- Loja de moda praia;
- Loja de roupa infantil;
- Boutiques de roupas;
- Lojas de lembrancinhas.
A região preza muito pela paisagem natural e pelo sossego, então, apesar da movimentação, o local ainda é bem simples.
Onde se hospedar na Praia Guarda do Embaú?
De pousadas a hotéis, há algumas boas opções para que o turista possa fazer sua hospedagem de modo confortável e com direito a uma ótima estadia. Algumas das opções são:
- Morada da Lu: Apartamento ótimo e bem equipado e que conta com uma vista incrível da praia. As acomodações podem abrigar até 8 pessoas e conta com serviço de café da manhã;
- Pousada Xaxá: um lugar lindo, confortável e que tem um ótimo custo x benefício. Fica um pouco longe da praia, mas acaba sendo compensado pela comodidade que o local possui;
- Pousada Vila Piola: uma das mais charmosas, principalmente para quem está viajando a dois. Extremamente aconchegante e bem equipada.
Guarda do Embau: Tem Rio que se encontra com o mar
Rio da Madre quando a maré está cheia
Para chegar até a praia, é preciso atravessar o Rio da Madre, que pode ser feito com o auxílio de barcos (eles estão sempre por lá prontos para atender os turistas) ou a nado mesmo, e tem alguns lugares que pode ser feito com água até a cintura. Quando a maré está cheia, o mar “invade o rio”, que por sua vez fica com uma coloração muito bonita, ao melhor estilo das praias caribenhas, conforme podemos ver na imagem acima.
Guarda do Embau: Estilo alternativo preservado
Preservação é palavra de ordem na Guarda do Embau, e como a tradição é de vila de pescadores, não espere muita badalação noturna por aqui, porque é bem tranquilo, e a galera que vai pra lá quer mesmo é pegar praia cedinho e fazer muito surf, trilhas e curtir muito a natureza de dia.
Mas isto também quer dizer que a infra estrutura esta bem montada, com opções de alimentação e várias pousadas “descoladas” e agradam a todos os gostos, por que a Guarda do Embau é muito democrática neste sentido.
Mesmo após a praia ganhar fama e projeção, seu estilo alternativo continua bastante preservado, o que faz da região um dos destinos preferidos da “galera roots”.
Guarda do Embaú: de Vila de pesca para berço do surf.
Save the Waves Coalition, com sede na Califórnia (USA), como a nona Reserva Mundial de Surf (RMS), sendo a primeira do Brasil.
A Praia da Guarda do Embaú também foi incluída na prestigiada rede de Reservas Mundiais de Surf como a nona Reserva Mundial de Surf (RMS), sendo a primeira do Brasil. Estas vendo só o que perdes não vindo para cá?
Uma curiosidade sobre o nome “Guarda do Embaú”
Conforme os nativos da região, o nome surgiu pelo fato de que, séculos atrás, um navio pirata que navegava pela região ali naufragou. Como os piratas possuíam tesouros, se viram obrigados a enterrá-los guardados em baú nessa costa. Com o passar do tempo, foi sendo criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade. (Fonte Wikipedia).
A praia da Guarda do Embau vê sua fama crescer ano após anos, atraindo turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, além de surfistas que chegam para conferir de perto o local que é tido como o “paraíso do surfe”, uma vila de pesca que se tornou berço do surf.
Como chegar na Praia Guarda do Embaú?
O local possui fácil acesso para os visitantes, ficando a apenas 50 quilômetros de distância de Florianópolis e um pouco mais de 80km de Balneário Camboriú. Para chegar ao local, é preciso se decidir primeiro sobre qual é o transporte que pretende usar.
De ônibus, o melhor a se fazer é pedir informação no Terminal TICEN pois há viagens diárias para a área. De carro, boa parte do trajeto é feito por meio da BR 101.
A melhor dica que podemos te dar: Chegue cedo na Guarda do Embau para conseguir vaga para estacionar perto da praia, e para curtir com mais tempo este lugar maravilhoso.
Veja mais:
Passeio de barco pirata em Florianopolis
Que tal fazer rafting em Florianópolis?
História sobre a região da Praia Guarda do Embaú
O local sempre foi habitado por pescadores e agricultores. No entanto, a partir da década de 70 os surfistas descobriram o lugar e se apaixonaram.
Desde então, a área é uma das melhores para exercer a prática do esporte no Brasil. O nome surgiu pelo fato de que há muito tempo, houve um naufrágio de um navio pirata pela área.
Como os piratas possuíam muitos tesouros, se viram obrigados a guardá-los e enterrá-los em baús na costa. Com o passar o tempo, a lenda de que havia tesouros por ali começou a ser espalhada.
Temos bastante conteúdo sobre Florianópolis e gostaríamos de ter seu comentário, critica, elogio ou sugestão, ok?