Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel
3 coisas que quase todo catarinense não sabe sobre seu próprio estado | Destino Florianópolis
Booking.com

3 coisas que quase todo catarinense não sabe sobre seu próprio estado

Publicado por Júnior Silva em: 19/10/2017 | Categoria: Curtindo Floripa

curiosidades sobre Santa Catarina

Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

Você é catarinense? Então deveria conhecer seu próprio estado, não é? Bom, acontece que existem muitas coisas que nem os mais “bairristas” sabem sobre esse estado maravilhoso. Separamos 3 delas, veja:

 

1 – Cantar o hino de Santa Catarina

 

Fala a verdade, você sabe cantar o hino do estado todinho, do início ao fim? Sabe, ao menos, uma parte dele? Se você respondeu sim, parabéns, você certamente está acima d média :). O hino do estado, inclusive, é alvo de algumas controvérsias. Há quem defenda que ele deva ser deixado de lado, e que seja refeito um novo! Veja aqui por que o hino de Santa Catarina deveria ser trocado completamente.



2 – Porque quem nasce em Santa Catarina é chamado de “barriga verdade”

 

As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de “barriga-verde” porque, no século XVIII,  os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme. Fala a verdade, dessa você não sabia, né?

 

Entretanto, há controvérsias sobre a origem do “barrigas-verde”. O historiador Oswaldo Rodrigues Cabral relatou em uma de suas pesquisas históricas que não existia registros em imagens da faixa verde no fardamento dos soldados. Já Virgílio Várzea, escritor e jornalista, e o Padre Geraldo Pauwels disseram que a faixa verde era, na verdade, um colete verde. (Fonte: www.estadosecapitaisdobrasil.com)

 

Como vimos, não há muito bem um consenso sobre essa história…



3 – Sociedade de Atiradores de Blumenau…

 

Você sabia que Blumenau é a cidade com o maior número de agremiações de atiradores do mundo, com cerca de 40 clubes? A prática do tiro tinha, historicamente, o objetivo de defesa dos territórios. Hoje, no entanto, a tradição dos colonizadores está voltada para os campeonatos esportivos e festas típicas. A cidade sedia ainda a Federação Catarinense de Tiro ao Alvo, que congrega 120 clubes e organiza competições de diversas modalidades. Essa quase ninguém sabia…

 

#

 

Fala a verdade, você sabia dessas 3 coisas sobre Santa Catarina? Muita gente com certeza não fazia nem ideia…



Comentários:

comments