Você está visualizando atualmente 3 lugares históricos em Florianópolis que todo mundo deveria visitar ao menos uma vez na vida

3 lugares históricos em Florianópolis que todo mundo deveria visitar ao menos uma vez na vida

A capital catarinense é repleta de belas paisagens, e suas belas praias são seus principais atrativos, fazendo da Ilha da Magia um dos destinos mais badalados na alta temporada. Mas Florianópolis é mais que isso: é cultura, e é história!

Para os turistas que buscam experiências autênticas, três destinos notáveis – Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa – oferecem uma jornada única por aspectos históricos e gastronômicos, proporcionando uma imersão completa na essência da ilha.

Confira abaixo 3 lugares históricos em Floripa que todo mundo deveria visitar ao menos uma vez na vida: 

1 – Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha – Foto GusBelli

Ribeirão da Ilha – Foto GusBelli 

Passear pelo Ribeirão da Ilha, localizado no sul da ilha, é como voltar no tempo. Afinal, estamos falando de um dos bairros mais charmosos e tradicionais de Florianópolis, onde a arquitetura açoriana e os costumes típicos locais seguem preservados.

Riqueza Histórica:

Ribeirão da Ilha, um dos bairros mais antigos de Florianópolis, é um portal para o passado. Ruas de paralelepípedos e casarões históricos transportam os visitantes para uma época colonial, onde pescadores açorianos deixaram sua marca na arquitetura e cultura local.

Gastronomia Açoriana: O destaque de Ribeirão da Ilha reside em sua rica tradição gastronômica açoriana. Restaurantes à beira-mar oferecem pratos que resgatam receitas seculares, como o famoso sequência de camarões, ostras frescas e a caldeirada de frutos do mar, proporcionando uma experiência culinária autêntica. 

Segundo o professor PHD em ciências humanas e sociais e pesquisador da colonização açoriana, Nereu do Vale Pereira, o Ribeirão da Ilha é o “acervo histórico mais antigo e original da Ilha de Santa Catarina”, e isso fica bem claro quando, por exemplo, quando observamos a arquitetura das residências locais, ou visitamos a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806. 

Ostras

Curiosidade: é no Ribeirão da Ilha que são produzidas as melhores ostras do Brasil, portanto a culinária típica açoriana é outro bom atrativo.

2 – Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa - Foto Heverson Santos

Santo Antônio de Lisboa – Foto Heverson Santos 

Santo Antônio de Lisboa é outro distrito repleto de construções históricas e cultura açoriana. O lugar é amor a primeira vista, e bastam algumas poucas horas para você se encantar pelo lugar. 

Riqueza Histórica: Ribeirão da Ilha, um dos bairros mais antigos de Florianópolis, é um portal para o passado. Ruas de paralelepípedos e casarões históricos transportam os visitantes para uma época colonial, onde pescadores açorianos deixaram sua marca na arquitetura e cultura local.

Gastronomia Açoriana: O destaque de Ribeirão da Ilha reside em sua rica tradição gastronômica açoriana. Restaurantes à beira-mar oferecem pratos que resgatam receitas seculares, como o famoso sequência de camarões, ostras frescas e a caldeirada de frutos do mar, proporcionando uma experiência culinária autêntica.   Localizado no noroeste da ilha, está a cerca de 17 quilômetros do centro da cidade, e é destino obrigatório para todos que visitam a Ilha da Magia. Outro destaque da região é seu belo pôr do sol, considerado o mais bonito da cidade. Veja algumas fotos: 

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Heverson Santos

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Heverson Santos 

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Heverson Santos

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Heverson Santos 

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Heverson Santos

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Heverson Santos 

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Heverson Santos

Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa – Foto: Heverson Santos 3 – Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Fortaleza de São José da Ponta Grossa - Vista aérea

Para ser utilizada como um dos vértices do triângulo defensivo planejado pelo brigadeiro José da Silva Paes, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa começou a ser construída em 1740 e foi concluída quatro anos mais tarde.

Arquitetura Imponente: A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, construída no século XVIII, é uma testemunha silenciosa da história militar da região. Com suas muralhas imponentes e canhões apontados para o mar, a fortaleza oferece uma visão fascinante da arquitetura militar colonial.

Panorama Deslumbrante: Além de sua importância histórica, a fortaleza proporciona vistas deslumbrantes da costa de Florianópolis. Os turistas podem explorar as instalações preservadas, aprender sobre a defesa costeira e desfrutar de um cenário pitoresco que combina história e beleza natural. 

Após a invasão espanhola de 1777, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi praticamente abandonada e somente quando foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1938, que começou a receber pequenas obras de restauração. 

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Por meio do Projeto Fortalezas, em 1989, a Universidade Federal de Santa Catarina se tornou e permanece como responsável por sua manutenção e administração. Em 1987, a área foi cadastrada como sítio arqueológico e, três anos depois, a Ufsc terminou os processos de escavação no local. 

Localização

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa localiza-se na Praia do Forte, no norte da Ilha de Santa Catarina, distante cerca de 25 km do centro de Florianópolis. Para chegar à fortaleza é possível ir por terra pela Rodovia SC-401 e no km 13, no trevo de Jurerê, passar por Jurerê Internacional, chegando à Praia do Forte. Ou ir por mar e parar no Trapiche da praia de Jurerê que fica a 3 km de São José da Ponta Grossa.  

Horário de Funcionamento

Baixa temporada (de abril a novembro): diariamente das 9h às 17h.
Alta temporada (de dezembro a março): diariamente das 9h às 19h.  

Florianopolis: Guia de Passeios

Florianópolis: Guia de Praias

Veja 07 motivos que fazem da Barra da Lagoa a praia mais “curtida” de Florianópolis
Costa da Lagoa Florianópolis
Galheta
Praia da Joaquina Florianópolis
Lagoa da Conceição SC – Espetáculo da natureza – Veja o que fazer na Lagoa
Praia Moçambique em Florianópolis
Praia Mole em Florianópolis Point de gente bonita e altas ondas!
Prainha da Barra – Leste da Ilha – Floripa
Praia da Lagoinha – Norte da Ilha – Floripa
Praia da Lagoinha – Norte da Ilha – Floripa
Praia da Daniela – Norte da Ilha – Floripa
Praia do Forte – Norte da Ilha – Florianópolis
Santo Antonio Lisboa
Praia Brava – Norte da Ilha – Floripa
Cachoeira do Bom Jesus – Norte da Ilha – Floripa
Praia dos Ingleses Florianópolis
Sambaqui Florianópolis: 5 Motivos para você incluir no seu roteiro
Jurerê Internacional – Luxo e Badalação em Florianópolis – Onde famosos se encontram!
Praia da Ponta das Canas – Norte da Ilha – Floripa
Praia do Santinho – Norte da Ilha – Floripa

Praia dos Açores – Sul da Ilha – Floripa
Praia da Armação – Sul da Ilha – Onde a vida acontece mais tranquila

Praia do Campeche – Sul da Ilha – Floripa
Lagoa do Peri – Sul da Ilha – Floripa
Praia do Matadeiro – Sul da Ilha – Floripa
Praia de Naufragados – Sul da Ilha – Floripa

Pântano do Sul – Sul da Ilha – Floripa
3 Razões para conhecer o Ribeirão da Ilha
Riozinho do Campeche – Sul da Ilha – Floripa
Praia da Solidão – Sul da Ilha – Florianópolis

Conheça 3 Praias de Nudismo em Santa Catarina
Praia da Pinheira – Continente – Palhoça
Praia da Guarda do Embau